domingo, 17 de março de 2013

"O livro não muda o mundo, quem muda  o mundo são as pessoas. O livro só muda  as pessoas".

                                                                                                                                   (Mário Quintana)


      Esse ano ganhei um presente depois de uma turbulenta exoneração e posse de uma nova matricula com jornada de quarenta horas. Estava em uma deliciosa calmaria, em uma escola acolhedora e cercada de amigos e alunos leitores já adaptada e confiante no que desempenhava em "minha" Sala de Leitura. Agora, estou eu em processo de adaptação com o meu novo presente, uma turma de Projeto 7.000, em uma escola nova, equipe nova, coordenadoria nova. Está sendo um desafio. A turma ainda não foi alfabetizada, mas sinto que estão abrindo seus ouvidos às minhas insistentes leituras diárias de livros de literatura adequados para idade da turma, está sendo um processo de conquista difícil, mas sei que estou no caminho certo.São crianças que vivenciam no seu cotidiano uma rotina violência e abandono. Sei que não poderei contar com as famílias. São crianças com a auto estima muito baixa e acostumadas a desistir dos sonhos. Quero plantar e fazer essas sementes germinarem através das histórias que no momento estou lendo para eles, e que com certeza até o final do ano eles estarão lendo para mim, para seus pais e para o mundo, transformados em leitores e consequentemente escritores e donos de suas trajetórias. Poderão sonhar.
    Decidi postar aqui, espero que com muita frequência, as nossas conquistas. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário