domingo, 17 de março de 2013

Dicas de Leitura para Semana!!!


         Conheça a autora Sylvia Orthof. A maior parte da sua produção literária é adequada aos leitores iniciantes e a leitura oral para as crianças em fase de alfabetização. Nos livros de Sylvia nossos alunos e filhos vão encontrar uma linguagem coloquial, humor, temas importantes para construção do indivíduo e um mergulho na poesia.


  • Os bichos que tive. "Ótimo" - Rã, coelho, cachorro, gato, bicho-papão e até bicho de pé. Todos eles e muitos mais estão nestas 'Memórias Zoológicas' em que Sylvia Orthof não poupa humor ao recordar seu relacionamento com os 'animais de estimação', na infância. Em seu divertido texto, a autora mostra as alegrias, os problemas e muitas surpresas que temos na convivência diária com alguns 'bichinhos'. E até mesmo um ser imaginário, o bicho papão, ganhou uma história só para ele.

Veja mais...


  • Cabidelim. "non-sense" - Você precisa conhecer Cabidelim, um monstrinho que vive dentro dos armários e está sempre pronto para abraçar e ajudar quem quer que seja a resolver seus problemas. Nesse mesmo livro você conhece uma brasileira, negra, e com uma linda cabeleira cheia de tranças. Assim é Poesia, uma fadinha que quer descobrir o significado das palavras novas. Seus amigos também são interessantes como ela: ninfa Brisa, Pio Olho, tio Vento, Mini-Máxi, Calo Calígula...

  • Ervilina e o princês."Esse é Lindo" - Este conto de fadas às avessas foi publicado pela primeira vez em 1986. A princesa esfarrapada, esmolambada e tão decidida que a própria Sylvia desenhou. O texto nos faz rir e pensar e, como não podia deixar de ser, nos deixa com aquela saudade boa da Sylvia!



  • Mudanças no Galinheiro. "Muito bom" - Um dia, quando o Sol ficou doente, e não podia trabalhar, foi pedir ajuda para a Lua e tudo mudou. Sem a chegada do Sol, o dia estava escuro e o galo não cantou. Estava armada a confusão. Com a rotina alterada pela inversão, as transformações eram inevitáveis. E como a vida não podia parar, a galinha tomou coragem para cantar de galo, fazendo acontecer mudanças que mudam as coisas por inteiro.

  • Fada Fofa. - Esta é mais uma divertida história da personagem de Sylvia Orthof, a Fada Fofa, desta vez, ela forma um trio com o Vento e a Onça para ir colorindo de humor e poesia todos os lugares por onde passam. O leitor vai se divertir com essa nova aventura da Fada Fofa.

  • Uxa. -Uxa é uma personagem diferente. Ela é uma bruxa que não vive só de maldades, mas tem momentos de doçura e gentileza, como todo ser humano. Prêmio 'O melhor para a criança', da FNLIJ, selecionado para os programas Salas de Leitura, da FNDE.

  • Se as coisas fossem mães. "Uma Graça" - Poesia - Como seria se a Lua fosse mãe? E se a cadeira fosse mãe, quem seriam seus filhinhos? Esta é a temática deste livro em que as autora expõe o conceito de mãe, expandindo-o aos objetos que nos cercam no cotidiano.

  • Pequenas orações para sorrir. "Seu último livro de poesia"

"Livros não podem trazer lições de moral"
(Sylvia Orthof)

Nenhum comentário:

Postar um comentário