quarta-feira, 20 de março de 2013

LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E LITERATURA INFANTIL:

UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA


"(...)sugerimos recorrer à literatura infantil, considerando-a capaz de ampliar o nível de letramento das crianças e de estimulá-las a aprender a ler e a escrever, revestindo a prática pedagógica de ludicidade." 

(LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco – UEM)


Ótimo texto!!! Essa é a minha prática e vai de encontro com o que penso sobre alfabetização e literatura. O aluno  envolvido no mundo literário tem a alfabetização mais tranquila, pois se dá naturalmente, sem pressão de forma fluida. Sei que existem casos mais complicados, diversas realidades , no entanto, a rotina da literatura na sala de aula permite ao aluno vivenciar múltiplas realidades, enriquecendo sua vida, seu vocabulário, sua leitura de mundo, viabilizando sua aprendizagem. 
O professor da Rede Municipal do RJ, tem acesso aos melhores livros de literatura nacionais e internacionais que são disponibilizados nas salas de leitura de todas as escolas. Já passei por várias escolas da rede, não me baseio em pesquisas oficiais, mas na minha observação, e com base nela, posso afirmar, que as escolas que conseguem injetar nos seus alunos e professores o hábito pela leitura de livros literários atingem melhores resultados.
A literatura tem o poder de nos tocar,  nos instigar, incomodar e transformar. Nós professores podemos fazer essa ponte, mediando o contato do aluno com a literatura dentro de um universo lúdico  Esse movimento facilitará e viabilizará o nosso trabalho e enriquecerá o universo dos alunos.

Veja o trabalho na íntegra:  http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5060_2491.pdf


Nós, professores da SME/RJ podemos transformar o nosso Rio, em uma verdadeira cidade de leitores.



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