UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
UMA RELAÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA
"(...)sugerimos recorrer à literatura infantil, considerando-a capaz de ampliar o nível de letramento das crianças e de estimulá-las a aprender a ler e a escrever, revestindo a prática pedagógica de ludicidade."
"(...)sugerimos recorrer à literatura infantil, considerando-a capaz de ampliar o nível de letramento das crianças e de estimulá-las a aprender a ler e a escrever, revestindo a prática pedagógica de ludicidade."
(LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco – UEM)
Ótimo texto!!! Essa é a minha prática e vai de encontro com o que penso sobre alfabetização e literatura. O aluno envolvido no mundo literário tem a alfabetização mais tranquila, pois se dá naturalmente, sem pressão de forma fluida. Sei que existem casos mais complicados, diversas realidades , no entanto, a rotina da literatura na sala de aula permite ao aluno vivenciar múltiplas realidades, enriquecendo sua vida, seu vocabulário, sua leitura de mundo, viabilizando sua aprendizagem.
O professor da Rede Municipal do RJ, tem acesso aos melhores livros de literatura nacionais e internacionais que são disponibilizados nas salas de leitura de todas as escolas. Já passei por várias escolas da rede, não me baseio em pesquisas oficiais, mas na minha observação, e com base nela, posso afirmar, que as escolas que conseguem injetar nos seus alunos e professores o hábito pela leitura de livros literários atingem melhores resultados.
A literatura tem o poder de nos tocar, nos instigar, incomodar e transformar. Nós professores podemos fazer essa ponte, mediando o contato do aluno com a literatura dentro de um universo lúdico Esse movimento facilitará e viabilizará o nosso trabalho e enriquecerá o universo dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário