domingo, 31 de março de 2013

DICAS DE LEITURA PARA SEMANA: Ana Maria Machado para alfabetizar com prazer literário


Biografia de Ana Maria Machado:



   Ana Maria Machado (1941) é escritora, jornalista brasileira. Autora de livros infantis, foi a primeira desse gênero, a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita para a presidência da Academia, para o biênio 2012/2013.
          Ana Maria Machado (1941) nasceu em Santa Tereza, Rio de Janeiro, no dia 24 de dezembro de 1941. Foi aluna do Museu de Arte Moderna. Iniciou a carreira de pintora, participou de exposições individuais e coletivas. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na mesma universidade, lecionou no curso de Letras.
         Abandonou a carreira de pintora para se dedicar aos livros. Nos anos sessenta, foi exilada pelo regime militar, indo morar na Europa. Em Paris, trabalhou na revista Elle. Fez doutorado em linguística orientada por Roland Barthes.
         De volta ao Brasil, Ana Maria retomou o seu projeto de escrever livros infantis. Em 1977, ganhou o prêmio João de Barro pelo livro "História Meio ao Contrário". Em 1979, fundou a primeira livraria dedicada a livros infantis no Brasil, a Malasartes.
          Em 1993, foi hors concours do prêmio da Fundação Nacional do Livro Juvenil. Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel de Literatura Infantil Mundial. Em 2001, recebeu o Prêmio Literário Nacional Machado de Assis, na categoria conjunto da obra. Atualmente tem mais de 100 livros publicados.
         Ana Maria Machado ocupa a cadeira nº 1 da Academia Brasileira de Letras. Foi eleita presidente para o biênio 2012-2013. Foi a primeira escritora de livros infantis a fazer parte da ABL.

Dicas para leitores iniciantes:
  • Menino Poti - Lá na mata vive o menino Poti, que é amigo dos animais. Poti levava um pote cheio de bananas dentro de uma canoa quando avistou um macaquinho ferido. A história do menino Poti diverte e ensina quem está na primeira fase da série Mico Maneco, que possui palavras bem simples.
Veja mais...


  • Mico Maneco - Mico Maneco é um macaco muito levado. Mona Maluca é um macaca meio de miolo mole. O que será que eles aprontam quando se juntam? A história do Mico Maneco, sempre muito levado, é ideal para quem está começando a ler. Pertence a primeira fase da série, com leitura de palavras bem simples.

  • Fome danada - Um dia Mico Maneco estava com uma fome danada e foi a uma loja de comida. Comeu bolo de nata e gostou muito. Comeu feijoada e gostou muito mais. Como o ovo não estava bom, Mico Maneco jogou pela janela e acertou no pé do Tatu Jeca. Na história de comilança, a série continua a ajudar os que aprendem a ler. Uma história de comilança, que ajuda os que estão aprendendo a ler a diferenciar os sons "f" e "v" e as letras "g" e "j".

  • Cabe na Mala - A vaca vai à vila carregando uma mala de lona. O cavalo vai à vila carregando uma maleta de pano. O que será que eles estão levando e trazendo? Primeira fase da série Mico Maneco, para leitura de palavras bem simples.

  • No barraco do carrapato - A sapa saiu pela rua toda catita. Uma sapa muito bonita. De roupa nova e laço de fita. Mas no pé nada de sapato. Sem bota ou botina, sem pé-de-pato. A sapa vai ter que voltar até o barraco do carrapato. Terceira fase da premiada série Mico Maneco. Ótimo para treinar os sons "r" e "s".

  • Pena de Pato e de Tico-Tico - A menina Janaína tem uma bela boneca. O menino Benedito tem uma bonita bola. Mas a bola de Benedito cai lá no mato e a boneca da Janaína cai da janela. Cadê a bola? Cadê a boneca? Livro da segunda fase da série Mico Maneco, para leitura das palavras com "f" e "v" e com "g" e "j".

  • Banho sem chuva - Mico Maneco queria ficar cheiroso para poder dançar forró com a Mona Maluca. Mas tomar banho como, se não está chovendo? Da série Mico Maneco. Essa divertida história ajuda a treinar a leitura de palavras com dígrafos.

  • Boladas e amigos - O macaco jogava bola com o gato e pediu ao galo: ?Galo, vem cá. Joga bola comigo e com ele?. Mas o galo disse que não joga bola. E para o macaco, quem não joga bola leva bolada. Divertida história da segunda fase da série Mico Maneco, boa para treinar as palavras com os fonemas "f" e "v" e com "g" e "j".

  • No imenso mar azul - A mãe do peixe-palhaço sempre avisava: cuidado! Não saia daqui. Não vá para longe que é perigoso. Mas o maior perigo para um peixe-palhaço é ir para um aquário. História divertida para treinar a leitura de palavras com dígrafos. Pertence a quarta fase da série Mico Maneco.

  • Com prazer e alegria - Benedito e Janaína hoje fizeram uma viagem diferente. Não precisaram levar bagagem, tomar condução nem trocar de roupa. E cada um viu uma coisa mais interessante que o outro. Você quer embarcar com eles na próxima viagem? Última fase da série Mico Maneco, que lembra a importância e o prazer de ler.

* Sinopses retiradas do site da autora. Ver mais informações no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário