domingo, 24 de março de 2013

DICAS DE LEITURA PARA SEMANA: Luiz Raul Machado

           O autor escolhido dessa semana  é carioca e se chama Luiz Raul Machado.  É escritor, redator e especialista em literatura infantil.  Em 1995, ganhou o prêmio Orígenes Lessa – O Melhor para o Jovem.  Luiz Raul trabalhou como jornalista por 20 anos, mas o que mais gosta de fazer é escrever histórias divertidas para  a garotada.

Divirta-se e se emocione com os maravilhosos trabalhos  desse autor...Vejam abaixo alguns de seus trabalhos, mas não parem por aí...tem muito mais. Conheci Luiz Raul  Machado pessoalmente no Salão do livro em 2012 no  Rio de Janeiro e logo em seguida pude participar de uma aula sua no curso "Leitura, literatura e formação de leitores"  pela FNLIJ, pessoa incrível!!!
  • O galo Pererê -  O galo Pererê tem cheiro de mato molhado e jeito de  quem brinca com o vento. Fala de certo galo que cantava tão bonito, mas  tão bonito... E aí, tá esperando o que pra ouvir o galo cantar?

Veja mais...


  • Chifre em cabeça de cavalo - O amor adolescente e a dificuldade de crescer sem medo de perder a magia que envolve a vida são os temas deste livro. Entre citações da arte mundial, o autor procura mostrar a insistência do ser humano em 'procurar chifre em cabeça de cavalo'.

  • Bola ou Búlica -  A vera ou à brinca? Neste livro um garoto, apaixonado pelo jogo de bola de gude, conta sua trajetória como 'rei do gude' entre a turma da escola. O leitor pode se deparar com o aprendizado do personagem, não só das manhas da brincadeira, mas principalmente das lições de vida que se pode extrair dali. Uma história de aprendizado, não só das manhas da brincadeira, mas principalmente das lições de vida que se pode extrair dali. Ganhando e perdendo, mas sempre jogando, o menino aos poucos vai entendendo que, na realidade cotidiana, nem sempre se pode encarar tudo “à vera” o tempo todo. 

  • O Palhaço de Deus Neste livro, o premiado escritor Luiz Raul Machado cria um texto lúdico, poético e instigante, capaz de despertar em todos nós o olhar atento às coisas mais belas, simples e profundas da nossa existência. E conseguimos ver que a pedra no meio do caminho pode nos trazer vida e esperança.

  • João TeimosoJoão Teimoso e o menino eram amigos inseparáveis e viviam juntos para cima e para baixo. Foi a madrinha quem deu - João, aquele boneco que vai e volta, teimosamente - de presente para o menino. João Teimoso balançava o corpo para frente e para trás dizendo para o menino continuar a brincar, correr, comer, crescer e ler as coisas no livro do mundo. Com o peso do carinho de sua mão, o menino descobriu como fazer para João teimoso dormir. João não falava, mas ensinou ao menino que silêncio é uma das coisas mais bonitas que existem. Um dia, o menino chorou de alegria e João ensinou que chorar pode ser de alegria ou de tristeza. Na relação do menino com seu boneco, o texto de Luiz Raul Machado - ilustrado por Graça Lima - mostra uma criança descobrindo sentimentos como a coragem e a perda, aprendendo também o que significa compartilhar e ter responsabilidades.

  • Cartão Postal Conhece o Luiz Raul Machado? Pois este autor enviou um sonho para você, dentro deste cartão-postal. Leia-o carinhosamente, vire página a página bem devagar, para a água do lago não derramar. Uma fada triste espera o momento para dali escapar. E um menino todo silêncio aguarda o instante para lá mergulhar...Espie! O que pode acontecer quando os sonhos navegam além dos brinquedos e barcos de papel? Soltam-se letras e imagens, em um livro ilustrado por André Neves. Um livro postal. É para guardar.

  • Fulustreca - Fulustreca' conta a história de uma coisa que tinha o poder de se transformar em qualquer outra coisa que chegasse perto dela. Com esse dom, ela faz a alegria da criançada, transformando-se em vários objetos diferentes.

  • Mequetrefe e Matusquela - Temos aqui todos os ingredientes que uma boa história de amor deve ter: encontros e desencontros, guerra e paz, muitas surpresas e grande dose de humor. As ilustrações reforçam a união entre pares que se complementam: masculino e feminino; céu e terra; dia e noite... Mequetrefe e Matusquela... Tudo, é claro, com a discreta mas decisiva participação do Cupido.

  • Jogo do Bichim - Trazendo ilustrações, este livro pretende ser uma viagem poética e lúdica pelo mundo dos animais. Usando referências à cultura brasileira e à língua portuguesa, o autor procura brincar com tudo o que as pessoas falam a respeito dos bichos.

  • O Cachorro Babucho - É o mais recente livro do autor e conta a história de um cão tão diferente que é abanado pelo próprio rabo quando está contente. E também, na hora de fazer xixi, não levanta a perna - a perna é que o levanta. O autor, ao mesmo tempo em que descreve as amalucadas características de seu personagem, mostra como é divertido brincar com a sonoridade das palavras. Babucho é gorducho, tem barbicha, enche o bucho, cochila, cochicha e até se apaixona por uma lagartixa nesta história recheada de sons chiados. O livro procura ganhar um toque de humor com as ilustrações da dupla Sami e Bill.

Boa Leitura!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário