Veja postagem no Rio Educa sobre o Projeto clicando AQUI!!!
Buscando uma melhor convivência em sala de aula e entendendo
a importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento
rumo a um desenvolvimento social baseado na justiça e no respeito mútuo, decidimos
assim, durante seis semanas consecutivas, propor aos alunos das duas turmas do
Projeto NCM uma reflexão sobre valores inerentes ao ser humano, dando se
possível continuidade no lar.
Entendemos que a cidadania não deve ser utópica.
Ela deve se tornar real, e é também no
convívio escolar, na construção das relações embasadas em projetos simples com este
que estamos propondo, que buscamos atingir nossos objetivos. A construção de
valores deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia.
Por isso, percebemos a necessidade de trabalhar
alguns valores e atitudes com os alunos
do Projeto NCM na nossa escola, temos duas turmas com perfil corportamental
parecidos e por esse motivo decidimos trabalhar juntos, para que todos “falem a
mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e
observações, percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nestas
turmas.
Objetivo
- Este projeto visa a
valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como
tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde cedo na
vida da criança, levando à construção da cidadania e da autonomia.
- Sensibilizar os alunos em
relação à importância das regras e da boa convivência para criar um
ambiente agradável na sala de aula.
- Desenvolver reflexões sobre
ações cotidianas. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver
boa educação e boas maneiras; higiene pessoal; respeito e amor à vida, ao
próximo e à natureza;
- Melhorar a disciplina na
sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas
atitudes que causam a indisciplina. Resolvendo conlitos de forma amigável,
aprendendo a controlar a impulsividade.
- Estimular a cooperação e a
solidariedade entre os alunos.
- Desenvolver autonomia nas
atividades diárias e nas interações com o grupo, desenvolvendo
possibilidades de tomar iniciativas e estabelecer relações afetivas e
respeitosas.
Desenvolvimento
Os professores trocarão de turma durante 1 tempo, 1
vez por semana para realização das atividades. Visando assim oferecer um
contato diferenciado para trabalhar a questão corpotamental de forma distinta
da prática já realizada na sala de aula. Dessa maneira, acreditamos que os
alunos receberão e assimilarão melhor os objetivos do nosso projeto.
Atividades
- Trabalhos com textos, livros e músicas com
temas como respeito, solidariedade, boas maneiras, cooperação entre
outros.
- Jogos e dinâmicas de grupo que estimulem a cooperação, o
respeito às diferenças e a amizade.
- Elaborar cartazes, acrósticos, murais com
frases e histórias que enfatizem a convivência harmônica em grupos.
- Propor conversas informais para refletir sobre situações diversas que costumam surgir em sala de aula, ou ainda, tratar sobre temas abordados através de textos, buscando sempre soluções no grupo, valorizando assim a participação e o comprometimento de todos em nosso projeto.
Avaliação
A avaliação se dará através da
observação diária da professora de cada turma. O aluno deverá conseguir
integrar-se ao grupo, participando ativamente das atividades propostas,
resolvendo situações de conflito de forma amigável, convivendo adequadamente conforme
as regras estabelecidas e os valores trabalhados em aula.
Atividade
Avaliativa em grupo:
Cada turma confeccionará com seus alunos um mural: “ A árvore das
virtudes”(Ler: “A árvore
generosa” e depois propor a atividade), onde ao longo do
projeto, com a realização das atividades, visando estimular a participação
efetiva da turma, cada criança receberá “frutos virtuosos”, após seus
respectivos donos demonstrarem atitudes voltadas para a construção e
vivência de valores.
Os alunos segundo os quais receberem a maior quantidade de “frutos virtuosos” receberão uma menção honrosa ao final do projeto.
Os alunos segundo os quais receberem a maior quantidade de “frutos virtuosos” receberão uma menção honrosa ao final do projeto.
Ideias para Atividades:
“Eu e o outro na escola e no lugar em que vivo - conflitos.”
Perceber a importância do outro na nossa vida,
aceitar as diferenças, respeitar os colegas, professores e funcionários
desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os
portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
Perceber ainda a importância de nos conhecermos internamente e dos cuidados que
devemos ter com o nosso corpo e da higiene
pessoal.
CRONOGRAMA:
- Junho - Igualdades e diferenças – respeito à diversidade;
- Junho - Meio Ambiente, Amizade, Amor, Afeto.
- Agosto - Justiça, Verdade e Honestidade.
- Textos, poesias, mensagens,
fábulas;
- Criação do Estatuto da Sala;
- Discussão sobre as
necessidades básicas do homem;
- Violência,
necessidade da paz.
- Debate sobre os idosos,
portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes
realidades e situações;
- Destruição do ambiente
escolar, o que fazer com o lixo;
- Produção de texto, relatório
e ilustração;
- Dinâmicas;
- Debate, filmes;
- Exploração de figuras ou
matérias de jornais e revistas;
- Exploração de situações
atuais e do dia-a-dia, relatórios;
- Confecção de material para a
realização do mural - “ A árvore das virtudes”;
- Amigo Anjo, correio elegante
– visando a cooperação;
- Exploração de cartazes,
figuras e mensagens;
- Conversa sobre os temas
trabalhados;
- Avaliação.
CULMINÂNCIA
Produção conjunta das duas turmas do Projeto NCM de
“Dicas de boa convivência” para distribuição aos alunos da escola. Funcionará
como uma campanha de solidariedade, onde os alunos confeccionarão
panfletos para distribuição na escola.
Aplicação
do Projeto “ A árvore das virtudes”: CIEP João Batista dos Santos – 7ª CRE – PCRJ.
Verônica Lima & Cláudia Mello
Rio, 29 de maio de 2013.
Dica de textos:
- A árvore generosa: Ver animação AQUI
- O segredo da onça Pintada
- Maria-vai-com-as-outras
**** Logo indicarei mais títulos...
Registro de Atividades:
Mural em construção. |
Mural com os "frutos das virtudes" confeccionados pelos alunos. |
Leitura do Livro "A árvore das Virtudes", de Shel Silvverstein, Ed. Cosacnaify. |
Leitura do Livro "A árvore das Virtudes", de Shel Silvverstein, Ed. Cosacnaify. |
Atividade sobre Respeito Turma 7602. |
Painel de atividades da turma 7601 na sala da turma 7601. |
Confeccionando os "Frutos da Virtude".
Painel com atividades da turma 7601 na sala da turma 7602. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário